Powered By Blogger

sábado, 28 de outubro de 2023

COMO LIDAR COM O DINHEIRO? Só informação não basta.

 Lidar com dinheiro é simples quando entendemos como funciona esta dinâmica financeira, primeiro precisamos nos educar.

Muitas pessoas acham que os problemas relacionados ao dinheiro se originam na ignorância a respeito do campo complicado das finanças, e erroneamente acreditam que a solução esta em reunir informações, colecionar mais dicas e estratégias para administrar e investir.

Faz parte mas não é só isso que faz você sair das dividas ou ter um patrimônio ou uma vida saudável financeiramente, vai além disso.  O aconselhamento financeiro colabora mais não é suficiente para transformar comportamentos financeiros destrutivos, precisamos explorar as origens e as experiencias ou as influencias importantes relacionados a dinheiro. Pois é esse o fato que leva as pessoas em geral a se sentirem profundamente envergonhadas de sua incapacidades de manter um relacionamento saudável com o dinheiro. Como transformar a sua mente, antes de começar a mudar o nosso comportamento, temos que dar uma olhada no lugar onde tudo se inicia: a mente e seus fascinantes e, por vezes contraditórios, sistemas de interpretação e respostas ao mundo.

O cérebro humano sob stress se parece muito com uma mesa bamba, a ansiedade, o medo e a vergonha nos levam ao desequilíbrio , e o cérebro busca substancias ou comportamentos que possam repara-lo ou lhe trazer de volta o equilíbrio, ainda que temporariamente. Esse estimulo para o reequilíbrio pode ser substancias que é consumida, como a comida, a nicotina, o álcool, ou pode ser o efeito neuroquímico de uma grande variedade de comportamentos humanos. O alcoólatra, o que come ou compra por compulsão, todos eles estão fugindo de sentimentos semelhantes, cada um da sua maneira que lhe parece melhor. Você ja fez isso?

Infelizmente, o desejo por aquele prazer ou alívio passageiro podem sair rápido do controle, causando sérios problemas a longo prazo. Parece que hoje o mundo todo esta sofrendo do pós- efeito do trauma financeiro que afetam o nosso bem estar financeiro e, com certeza, não será a ultima vez. O primeiro passo é reconhecer que existe, de fato, um problema. Que com frequência e o nosso maior obstáculo, porque a curto prazo a negação é muito eficaz e tentadora. Ate aceitar que temos um problema não será o suficiente para mudar o nosso comportamento ao longo prazo, o fato é que somos profundamente resistentes a mudanças, e se não reescrevermos os preceitos por trás de nossos comportamentos autodestrutivos, corremos o risco de repeti-los vezes sem fim. Acho que é realmente fácil sofrer uma recaída nos velhos hábitos ( infelizmente).


Trechos tirados do livro "Amente acima do Dinheiro".


Nenhum comentário:

Postar um comentário